domingo, 7 de fevereiro de 2010

Era uma vez uma máquina de costura

Foi este fim de semana.
Andava a adiar a minha iniciação ao mundo das máquinas de costura.
E confesso que foi uma aventura.

Com a máquina emprestada da mãe do Gus e alguns panos velhos comecei por treinar as costuras a direito e cozer o mesmo pano vezes e vezes sem conta. Resultado: acho que vezes e vezes sem conta são poucas vezes para se atingir a perfeição.
Para quem diz que cozer à máquina é fácil, que "aquilo vai sempre a direito"... é mesmo porque tem muita prática.
É difícil acertar com as margens para a costura, é difícil controlar o tecido e é difícil controlar o pedal. Eu acho que é como conduzir... ao início assusta mas com o treino (muito treino) as coisas vão lá.

Mas sabem que sou teimosa e lá fui procurar nos meus novos livros algo mais inspirador do que cozer panos a direito. Encontrei um pequeno saco para guardar botões, ganchos, encher com cheiros, etc, que apenas tem costuras a direito.

Da primeira vez tentei fazer com um pedaço de pano velho branco e usei ráfia, em vez de fita, para o atilho. Tudo me pareceu difícil. Cortar o tecido (tenho mesmo de investir nos cortadores e tapete medida), cozer pequenas quantidades de tecido e acertar nos tamanhos das costuras.
Aqui fica para a história o meu primeiro "trabalho" costurado à máquina:


Depois decidi experimentar fazer num resto de tecido que tinha e coloquei uma fitinha para dar alguma graça. Ofereci o saco à Matilde que adorou (e como é óbvio não percebeu que a costura por onde passa a fita está com mais curvas que a estrada na serra de Sintra, mas enfim!!!):


Por fim, tentei algo um bocadinho mais difícil - um saco para colocar canetas, lápis, escovas, etc - com forro por dentro e com feitio na parte superior. Decidi também começar a dar alguma graça ao saco colocando uma grega (e a costura até ficou bem jeitosa, devo dizer!!!).
De salientar que os feitios de cima são suposto ficar redondos e que ficaram mais para o bicudo por 2 motivos:
1º a costura não ficou tão direitinha como devia (se cozer a direito é tramado imaginem com feitios... medo!!!)
2º eu devia ter passado o tecido com ferro para vincar os redondos


Mas fazendo e aprendendo.
Os próximos ficarão de certeza melhores!!!

2 comentários:

A. disse...

O que mais há para dizer senão...
PARABÉNS!
Daqui a uns tempos vais costurar à máquina de olhos fechados!!!
Bons progressos!

Moka disse...

Adorei ver a evolução!!! O máximo! Estou desejosa de ver os próximos trabalhos!