sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Memórias Fotográficas (e outras tantas...)

Há uns meses o meu pai deixou-me cá em casa um álbum com fotografias antigas para eu ver.
E o momento em que estava sentada no sofá, de pernas cruzadas, a desfolhar cada página, foi um momento de memórias visuais (porque sendo tão pequena, existem algumas coisas que não me lembro!!!)

Sempre fui uma criança impaciente, que gostava de ter logo as coisas e de fazer logo as coisas.
Lembro-me de não poder deixar os lápis para comprar no Sábado se a professora os pedia na 4ª feira. Tinha de ser nesse mesmo dia e lá iam os meus pais à BAVI comprar a caixinha dos lápis que precisava.

Também me lembro de ser (e ainda sou) muito de paixões: do que gosto gosto muito, do que não gosto não gosto mesmo nada. E do que gosto muito quero logo, quero tudo, quero vezes repetidas. Lá diriam os meus pais que quando a Annie estreou no teatro em Lisboa, que fui ver com eles, tinha de ir ver outra vez. A verdade é que fui. E sozinha. O meu pai deixou-me sentada no teatro e só me levantei quando acabou... e lá estava ele à porta à minha espera.

Lembro-me dos verões no Algarve, de comer caracóis com os meus avós, de jogar à bola nos jardins em Belém, da casa das flores. Lembro-me de alguns vestidos, de chuchar no dedo (apesar do desespero dos meus pais).

Lembro-me de querer muito o disco dos "Passarinhos a bailar" e do meu tio, já doente, se ter metido comigo no combóio e termos ido à loja compra-lo. Lembro-me do sotão do Colégio Santa Rita, cheio de brinquedos e como, na altura, me faziam sonhar. Lembro-me das brincadeiras na escada com os meus amigos de infância, das corridas à janela para comentar os Jogos sem Fronteiras.

Lembro-me da minha 1ª Barbie (a barbie ginástica), do livro gigante do Topo Gigio e da caixinha de lápis de cera que o meu tio me ofereceu quando estive internada, lembro-me do projector de filmes infantis na parede do quarto.

Lembro-me do barulho da máquina de vapores quando o meu irmão tinha asma. Lembro-me do fato de treino azul escuro vestido a meio da noite quando o meu irmão precisava de ir à Estefânia porque a asma teimava em não passar. Lembro-me das lutas de meias a meio da noite com o meu irmão.

E para quem achava que não se lembrava de nada...

Desejo: que a Matilde e a Maria Clara se recordem da infância delas como eu me recordo da minha... com um sorriso na cara!!!

Aqui ficam algumas das fotos da minha infância. Para partilhar.






1 comentário:

A. disse...

Adorei todas as recordações que partilhaste..!
Todas as fotografias têm o seu encanto, mas a terceira e a quinta... são as minhas favoritas!
Nesta, quase pareces uma actriz de uma série de época... excepcional!
P.S.: Já pensaste em usar franja? Agora está novamente na moda e as fotografias comprovam o quanto te fica bem!