sexta-feira, 1 de maio de 2009

Uma História... 1 Sonho

Quem me conhece sabe que tenho uma profunda paixão por livros infantis. Sempre que posso compro um livro para a Matilde. Confesso que às vezes estou a comprá-los para mim também.

Sempre me fascinou o mundo da literatura infantil. Das imagens que valem por mil palavras, das coisas simples. Passo horas na Fnac a olhar os livros. Gosto de ver todos, nem que seja para lhes passar a vista em cima e deixá-los de volta na prateleira.
Enquanto o Gustavo se entretém no mundo dos gadgets e das tecnologias, lá vou eu e a Matilde para o nosso cantinho colorido à procura de algo que nos desperte a atenção. O tempo passa rápido... ficava mais, se pudesse.

Dos livros que li existe um que me é particularmente querido. Não sei se pela mensagem doce e ternurenta ou pelas ilustrações que não me canso de olhar.

O livro chama-se "Adivinha quanto eu gosto de ti" e mostra a ligação entre a filhota pequena lebre castanha e mamã grande lebre castanha. Quando o leio à Matilde só me apetece apertá-la, abracá-la e enchê-la de bejinhos e mimos...


Outra das minhas paixões são os desenhos da Rebecca Dautremer. Foi engraçado porque vi um livro dela na Fnac, apaixonei-me pelas ilustrações e comprei-o num piscar de olhos. O meu irmão, que sabe que adoro livros infantis, ofereceu-me exactamente o mesmo livro e foi aí que descobrimos que temos a mesma adoração por esta ilustradora (mais um post prometido).

Mas o meu sonho é conseguir ter nas crianças o mesmo poder de fazer sonhar que estes livros têm em mim. Já ando a magicar uma história há algum tempo. Está escrita em formato texto mas que não se adapta ao formato "picture book". Como o desejo de ter este livro é tão grande, comprei um livro na amazon que nos ensina e dá dicas de como escrever um livro para crianças (recomendo) - Writing a Children's Book by Pamela Cleaver. E adaptação a uma nova linguagem está in progress.

Era uma vez o Tomé e um duende... e mais não digo!

Sem comentários: